Presidência em agosto ou em Trinidad

Apenas algumas semanas de otimismo, sopraram sobre a questão presidencial e várias fontes políticos de diferentes origens sentiram que havia uma possibilidade de eleição nos próximos meses. Se fala de agosto ou setembro.

Imediatamente, as principais correntes políticas levaram a cabo umas investigações para descobrir se esta opção foi baseada em fatos ou se foi meramente prognóstico destinado a manter a esperança entre os cidadãos.
De acordo com informações obtidas pelo cruzamento de dados, o otimismo foi induzido pelo encontro entre o Patriarca Maronita Bechara Rai e secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, realizada há mais de um mês em uma sala de estar de uma igreja nos subúrbios ao sul. Os dois líderes religiosos têm preferido manter segredo sobre esta reunião e o conteúdo da iniciativa que duro 02h30min. Eles analisarão todas as chances e estavam dando os últimos retoques. A ideia é de fato vinda de Hassan Nasrallah, que propões um projeto específico com a excelência autoridade religioso Christian o Patriarca Maronita. Especialmente que o Cardinal Rai nunca perde a oportunidade de exigir uma eleição presidencial o mais rápido possível. Para Nasrallah, a única possibilidade para a realiza-la, somente com um encontro entre o líder do Movimento Futuro Saad Hariri e chefe do bloco parlamentar da Mudança e Reforma, o general Michel Aoun.
Com o respeito que ele desfruta, além de sua função religiosa, o Patriarca Maronita seria o patrocinador ideal para organizar tal reunião, sabendo que sua principal preocupação é ressuscitar as instituições libanesas. MM. Aoun e Hariri poderiam, então, discutir francamente e retomar o diálogo de onde parou após as duas promessas falhadas de Saad Hariri para Aoun, de acordo com o último. O primeiro diálogo entre os dois homens sobre a presidência foi depois da formação do governo atual. E o segundo após o jantar oferecido por Saad Hariri em homenagem a Michel Aoun, por ocasião do seu aniversário, em que ele propôs chegar a acordo sobre compromissos militares e de segurança, incluindo o do general Chamel Roukoz na cabeça do exército, em vez de proceder a uma nova prorrogação do mandato do atual comandante-em-chefe. Hassan Nasrallah, mesmo tinha dito ao seu interlocutor o Cardeal Rai que o Hezbollah quer facilitar a eleição do general Aoun para a presidência e por esta razão que lhe dá carta branca para conduzir as discussões sobre a escolha do futuro primeiro-ministro.
Em outras palavras, se Saad Hariri quer voltar a dirigir o governo, deve ser discutido com Michel Aoun, e de volta através da eleição do chefe do Bloco de Mudança e Reforma à presidência.
De acordo com fonte próxima dos reunidos, a entrevista foi franca e construtiva, e o cardeal disse que o projeto é sério e merece se materializar. De acordo com fontes próximas à Bkerké o Cardeal Rai viajou para a França, onde se encontrou com o presidente François Hollande e nesta oportunidade o cardeal Rai explicou o conteúdo da reunião realizada entre ele e Hassan Nasralah, e ele, por sua vez levantou a possibilidade com o chefe do Movimento Futuro que mais tarde foi recebido no Elysee. Ele ainda aconselhou a dialogar com o general Aoun para um possível acordo presidencial. A imprensa também tem ecoado esse clima positivo … esperando para se concretizar.
Por agora, os esforços discretos para fortalecer a possibilidade de aproximar Michel Aoun e Saad Hariri. Mas à situação da política, a segurança e a sensibilidade religiosa tornou-se cada vez mais complicada, esses esforços parecem comprometidos, pelo menos por agora. A explosão em frente à sede do Banco Blom em Verdun não ajudarão a consertar as coisas, mesmo que a autoridade não disse claramente, o Hezbollah está implicado no ataque, que exacerbou ainda mais a situação. Enquanto isso, a liderança sunita de Saad Hariri enfraqueceu e agora mais do que nunca precisa de um impulso para retomar a iniciativa, especialmente porque seus problemas financeiros na Arábia não são perto de ser resolvido.
Aqueles que seguem de perto a situação no reino acreditam também que poderia ser um bom momento para tentar convencer os líderes do Riade a alcançar um compromisso político que envolve a eleição de Michel Aoun a presidência e a nomeação de Saad Hariri para dirigir o governo. Na verdade, o homem que era mais hostil ao general Aoun, ex-ministro das Relações Exteriores Emir Saud AL-Faisal, não esta mais, e a nova administração não tem as mesmas inimizades e nem as mesmas amizades. Sua aproximação é mais aberta e por este motivo que o embaixador Assíri os disse várias vezes que o reino saudita não apresenta nenhum veto sobre os candidatos a presidente do Líbano. Portanto, pode haver uma oportunidade, mais ainda espera a boa vontade.