Os Libaneses na Bélgica receberam o Geral. Chamel Roukoz em um jantar de gala do Movimento para o Líbano

No sábado, 11 de Junho o Movimento para o Líbano (MPL Bélgica), braço do Movimento Patriótico Livre (CPL) na Bélgica, realizou o seu jantar de gala anual no Steigenberger – de Wiltcher Hotel na presença de um convidado especial, General Chamel Roukoz , ex-chefe dos comandos de elite do exército libanês (aka Rangers).

O jantar foi assistido por membros e apoiantes da CPL na Bélgica, mas também em vários países europeus, incluindo Inglaterra, França, Espanha, Holanda e Itália, não esquecendo o coordenador CPL na Venezuela. Também estiveram presentes à sociedade civil libanesa em geral e o embaixador libanês na Bélgica, o Senhor Rami Murtada e seu corpo diplomático, representantes dos diversos partidos libaneses políticos na Bélgica e diplomatas belgas e várias associações civis Antuérpia, Arlon, Tournai.

A noite começou com uma palavra de coordenador CPL na Bélgica, Dr. Saadallah TAMER, que apresentou pela primeira vez a integração da comunidade libanesa na sociedade civil belga por seu talento reconhecido em vários setores. Ele também falou sobre a importância da unidade da diáspora libanesa em suas diferentes cores e denominações.
Por sua vez, o general Roukoz discursou dando sua opinião sobre a situação no Líbano, denunciando a espiral de corrupção em que abalou o país e enfatizando a importância de um Estado forte, com destaque para a estabilidade dos setores financeiros e militares. Ele abordou as ameaças que o país enfrenta, começando com Israel, bem como de grupos extremistas e finalmente, o mais socioeconômico de refugiados sírios e palestinos. Ele terminou com uma nota de esperança, proporcionando um fim precoce para os conflitos no Iraque e na Síria e no Líbano que poderiam beneficiar a desenvolver sua economia.
Após o seu discurso o Geral Roukoz foi cumprimento os convidados em suas mesas, recebendo muitas manifestações de apoio.
A noite continuou com os poemas libaneses (zéjel) e o ritmo das danças libanesas.