Festa junina em Beirute

Evento promovido pelo Centro Cultural Brasil-Líbano terá salgados e doces típicos preparados por famílias brasileiras, brincadeiras para as crianças e quadrilha.

São Paulo – O Centro cultural Brasil-Líbano, em Beirute, vai promover neste sábado (25) uma das celebrações mais famosas do folclore brasileiro: a festa junina. Quem for ao local a partir das 16 horas vai poder provar os salgados e doces típicos do Brasil e das festas de São João: coxinha e quindim serão alguns dos quitutes do evento, que terá também atrações para as crianças. A instituição pertence à embaixada brasileira na capita libanesa.

De acordo com a diretora do centro cultural, Najua Bazzi, haverá três barracas de comida: uma de salgados, uma de doces e outra de bebidas. O local será decorado como em todas as festas juninas brasileiras: com bandeirinhas. Todos os quitutes serão preparados por três famílias de brasileiros que vivem no país árabe.

Dois instrutores, também brasileiros que vivem no país, irão garantir a diversão das crianças com brincadeiras e gincanas. Além das atrações paras os pequenos, todos os visitantes da festa estão convidados para dançar a quadrilha.

“Realizamos eventos mais conhecidos, como o Carnaval, mas também organizamos outros que são muito representativos da nossa cultura, como a festa junina”, afirmou Najua. Ela lembrou que festas como essas têm grande importância para brasileiros que vivem no país árabe. “A relação entre os dois países é histórica, o Brasil é o primeiro país em diáspora libanesa (libaneses que deixam sua terra para viver em outro lugar) e aqui também há muitos brasileiros. Há uma forte integração”, disse.

Segundo a diretora da instituição, são esperadas entre 200 e 250 pessoas. O anúncio da festa, organizada há pelo menos cinco anos, está sendo feito nas redes sociais e até em estações de rádio locais. “Os libaneses vêm e participam de verdade. Eles têm muito interesse em conhecer as músicas, em aprender a dançar a quadrilha, em participar e trazer a família”, disse Najua. A entrada é gratuita, mas os alimentos são pagos.