Marinha brasileira faz exposição de fotos no Líbano

A mostra ‘Marinha do Brasil: glórias passadas, conquistas futuras’ ocorre de 14 a 29 de junho, em Beirute. Exibição celebra o dia da corporação e expõe sua interação com a sociedade brasileira e libanesa.

São Paulo – A Marinha brasileira irá promover uma exposição de fotos no Centro Cultural Brasil Líbano, em Beirute, de 14 a 29 de junho. A exibição marca a data comemorativa da corporação, 11 de junho, e terá imagens de seus navios, helicópteros e outras que destacam a interação da corporação com a população civil brasileira e libanesa. Neste dia, em 1865, ocorreu uma das batalhas mais representativas para a Marinha.

“São 40 fotos do acervo oficial da comunicação da Marinha. Elas mostram os oficiais atuando em exercícios da própria Marinha e também momentos deles em trabalho de interação com a sociedade”, conta Najua Bazzi, diretora do centro cultural.

Segundo ela, as fotos trazem referências muito positivas do trabalho da corporação no Brasil e também como parte das Forças Interinas das Nações Unidas do Líbano (Unifil), cuja Força-Tarefa Marítima (FTM), criada pela ONU, está sob comando brasileiro desde 2011.

De acordo com Bazzi, existe uma relação muito boa entre a Marinha do Brasil e a população local. “Eles sempre querem ter uma proximidade com a comunidade, seja com os membros da diáspora [brasileira], seja com os libaneses”, afirma a diretora sobre os oficiais da corporação que atuam no país árabe.

Bazzi conta que os navios da Marinha costumam ser abertos para a realização de eventos oficiais e que o centro acaba sendo usado pela corporação para promover uma aproximação com setores da população que não participam destes eventos.

“A aceitação é sempre muito boa”, diz a diretora sobre os eventos realizados pela corporação no local. “As pessoas têm curiosidade de chegar mais perto daqueles que estão protegendo a costa marítima do país”, aponta.

A exposição será aberta no dia 14 com um coquetel. O evento terá como anfitriões o ministro conselheiro Henrique Ferraro, encarregado de negócios da embaixada brasileira no Líbano, e o contra-almirante Claudio Mello, comandante da Marinha brasileira naquele país. O evento é aberto ao público.