Ministro das Relações Exteriores turco: ninguém pode intimidar a Rússia

Mevlut Cavusoglu, chanceler turco fala, em entrevista exclusiva à agência Sputnik, sobre o rumo político comum dos dois países vizinhos.

Mevlut Cavusoglu, abordando vários temas nas relações entre a Rússia e a Turquia, falou sobre a situação na Síria e Ucrânia e frisou que países como a Rússia e a Turquia desempenham um papel muito importante não só na região, mas na comunidade internacional. Ambos os países, na sua opinião, têm lideres enérgicos e resolutos, que não receiam apontar os erros aos EUA ou à UE na política mundial.

“As tentativas de intimidar e humilhar a Rússia, ou de menosprezar sua importância, são irrealistas. O mesmo se aplica à Turquia. <…> Você não pode resumir as relações com uma potência tão grande como a Rússia a algumas perguntas.”

O ministro turco lembrou o incidente do ano passado, em que um avião russo foi abatido pelo exército turco no ar perto da fronteira entre a Turquia e a Síria.

“Este incidente foi chocante para nós próprios. <…> No futuro, vamos fazer todos os esforços para reativar as nossas relações. Fomos o único país da OTAN que não apoiou as sanções. A Rússia e seu povo tiveram oportunidade de se convencer disso.”

Mevlut Cavusoglu também mencionou o militar que abateu o avião de guerra russo. O processo de Alparslan Chelik foi reaberto mais uma vez. Um número de pilotos turcos, que estiveram ligados ao incidente, ficaram detidos por suspeita de envolvimento na organização e tentativa de golpe.

O ministro das Relações Exteriores turco concluiu que o recente esfriamento das relações entre a Rússia e a Turquia, que felizmente está acabando, não era proveitoso para nenhum dos países.