Contra o EI, Argentina intensifica cooperação com o Brasil

Fontes do Serviço de Inteligência argentina estão preocupadas com o aumento de casos de recrutamento de latino-americanos nos últimos meses pelos terroristas do grupo extremista EStado Islâmico e pelas atividades de uma célula do grupo argentino já identificado; agentes concluíram que os Jogos Olímpicos revelam a vulnerabilidade dos serviços de segurança brasileiros; inteligência brasileira admite que o mais preocupante é o fato de recrutamento de cidadãos brasileiros. Em agosto, mais de 10.000 atletas e pelo menos meio milhão de turistas estrangeiros visitarão os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Sputnik –Como descobriu a Sputnik, as fontes do Serviço de Inteligência argentina estão preocupadas com o aumento de casos de recrutamento de latino-americanos nos últimos meses pelos terroristas do Daesh e pelas atividades de uma célula do grupo argentino já identificado.

A presença do Daesh no Brasil e na Argentina já é um fato confirmado, bem como o recrutamento de argentinos e brasileiros para as fileiras do “Estado Islâmico”. Este aspeto pode se tornar uma grave ameaça para os dois países latino-americanos, porque os cidadãos podem retornar ao país e realizar um ataque sem que ninguém aperceba.

Os contatos dos serviços de inteligência dos dois países na troca de informações têm sido intensificados nos últimos meses. Como resultado deste trabalho, os agentes concluíram que os Jogos Olímpicos revelam a vulnerabilidade dos serviços de segurança brasileiros. Nas últimas horas eles reconheceram que existe uma célula do Daesh na província de Corrientes, que faz parte do chamado “Marco das Três Fronteiras”. No entanto, o governo de Mauricio Macri ainda o não confirmou oficialmente.

A inteligência brasileira admite que o mais preocupante é o fato de recrutamento de cidadãos brasileiros. Em agosto, mais de 10.000 atletas e pelo menos meio milhão de turistas estrangeiros visitarão os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.