‘Turquia e Irã não têm potencial para alterar equilíbrio de poderes na região’

Nesta sexta-feira (12), o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, está na capital da Turquia em visita oficial. Hoje, foi realizada reunião com seu homólogo, Mevlut Cavusoglu. Espera-se que sejam realizadas reuniões com o presidente e primeiro-ministro do país.

Especialista em assuntos iranianos, Bayram Sinkaya, disse em entrevista à Sputnik Turquia que é muito provável que os dois países estabeleçam um mecanismo conjunto para resolução do conflito na Síria.

“É provável que como resultado das negociações, as partes não cheguem a um mecanismo conjunto tão forte como a que foi criada pela Turquia e Rússia”, disse Sinkaya.

O especialista sublinhou que, possivelmente, será criado um mecanismo de consulta, onde as partes trocarão opiniões sobre assuntos importantes da agenda internacional.

“Deixo claro que não se trata de criação de aliança turco-iraniana a nível regional, pois Ancara e Teerã não têm potencial necessário para melhorar as relações bilaterais que permita alterar o equilíbrio de poderes na região”, notou o especialista.

Entretanto, chegou a frisar uma possível criação de plataforma responsável pela troca de opiniões sobre a regularização da situação na Síria. Em ligação para o líder iraniano Hassan Rouhani, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, destacou a importância de cooperação com Rússia e Irã para resolução de problemas regionais.