Ministro do Comércio turco, Bulent Tufenkci, informou que com a tentativa de golpe militar a Turquia perdeu 300 bilhões de liras turcas, o que é equivalente a cerca de US$ 100 bilhões; “Quando tomamos em consideração aviões militares, helicópteros, armas, bombas e edifícios, o custo é no mínimo de 300 bilhões de liras, de acordo com nossos cálculos preliminares. O custo exato pode aumentar quando sejam feitos cálculos mais detalhados”, disse.
Sputnik – O ministro do Comércio turco, Bulent Tufenkci, citado pelo site Hurriyet Daily News, informou que com a tentativa de golpe militar a Turquia perdeu 300 bilhões de liras turcas, o que é equivalente a cerca de 100 bilhões de dólares.
“Quando tomamos em consideração aviões militares, helicópteros, armas, bombas e edifícios, o custo é no mínimo de 300 bilhões de liras, de acordo com nossos cálculos preliminares. O custo exato pode aumentar quando sejam feitos cálculos mais detalhados”, disse.
O alto funcionário notou também, durante sua coletiva recente, que o número pode continuar crescendo com as perdas do setor turístico, já que muitas pessoas anularam reservas em hotéis após os acontecimentos da noite para 16 de julho.
Ao mesmo tempo, Tufenkci agradeceu àqueles que ajudaram a manter os mercados turcos funcionando e assim prevenindo a queda deste. O político destacou que já em 17 de julho os bancos, bolsas e centros comerciais recomeçaram seu trabalho, o que permitiu evitar perdas de capital.