Pelo menos 82 pessoas morrem em bombardeios em Bagdá

Pelo menos 82 pessoas foram mortas e 200 foram feridas em dois atentados que atingiram Bagdá em torno da meia-noite de sábado, com quase todas as fatalidades ocorrendo em uma explosão que atingiu uma movimentada área comercial em meio à celebração do Ramadã, afirmaram a polícia e fontes médicas neste domingo.

Um caminhão frigorífico cheio de explosivos explodiu em Karrada, no centro de Bagdá, matando 80 pessoas e ferindo pelo menos 200. O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque em um comunicado distribuído online por apoiadores do grupo sunita extremista, que disse que a explosão foi um atentado suicida.

Karrada estava cheia no momento do ataque, já que os iraquianos comem fora tarde durante o mês de jejum muçulmano do Ramadã, que termina na próxima semana. A polícia disse que o número de vítimas poderá aumentar, já que mais corpos podem estar sob os escombros de prédios devastados.

O bombardeio é o mais mortal no país desde que as forças iraquianas no mês passado desalojaram militantes do Estado Islâmico de Falluja, seu reduto a oeste da capital, que servia como plataforma para o lançamento de ataques do tipo.

Um dispositivo explosivo na estrada também explodiu em torno da meia-noite em um mercado em al-Shaab, um distrito xiita popular do norte da capital, deixando pelo menos dois mortos, informaram a polícia e fontes médicas.