Homem fere policiais na Bélgica com facão e morre após ataque

Primeiro-ministro acredita que pode se tratar de um ataque terrorista.
Policial teve cortes profundos na cabeça e outra teve ferimentos leves.

Um homem empunhando um facão e gritando em árabe “Allahu Akbar!” (Deus é grande) feriu duas policiais do lado de fora do principal distrito policial da cidade de Charleroi, no sul da Bélgica, no sábado (6).

A polícia informou inicialmente que o agressor havia sido baleado por um terceiro policial, mas estava vivo. Atingido no tórax e em uma perna, ele morreu em um hospital em consequência dos ferimentos.

De acordo com a agência France Presse, uma das policiais teve cortes profundos na cabeça e será submetida a uma cirurgia. A outra vítima teve ferimentos leves. Ambas estão fora de perigo.

Viaturas isolam área próxima à sede do Departamento de Polícia em Charleroi, na Bélgica, no sábado (6) (Foto: AP Photo/Virginia Mayo)

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, disse que acredita em um ataque terrorista. “As primeiras indicações apontam muito claramente para a tese terrorista, com base nos primeiros testemunhos coletados”, disse Michel em entrevista à emissora de televisão RTL. “Evidentemente, quero ser prudente neste momento para não atrapalhar a investigação, mas isto parece ser de novo um ataque com uma conotação terrorista”, ressaltou.

Ataques terroristas mataram 32 pessoas em Bruxelas, em março, e muitos dos jihadistas que realizaram ataques em Paris em novembro passado, em que 130 pessoas morreram, estavam baseados na Bélgica.

Policiais checam a identidade de um homem perto da sede do Departamento de Polícia em Charleroi, na Bélgica, no sábado (6) (Foto: AP Photo/Virginia Mayo)

Bruxelas, lar de instituições da União Europeia e da sede da Otan, e o resto da Bélgica estão atualmente em um nível de alerta de segurança três de um máximo de quatro. O nível, determinado pelo Órgão de Coordenação para a Análise de Ameaças (OCAM), implica um risco “grave, possível e verossímil” de atentado terrorista e prevê medidas reforçadas de segurança em todo o país, segundo indicou o ministro do Interior, Jan Jambon.