Caminhão-bomba explode em frente a hotel em Cabul

Ainda não há informações sobre vítimas.
Ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Um potente caminhão-bomba foi lançado contra um hotel bastante frequentado por estrangeiros em Cabul e explodiu, na madrugada desta segunda-feira (horário local) – informaram uma fonte de segurança e a imprensa local.

Ainda não há informações sobre vítimas do ataque, reivindicado pelos talibãs.

De acordo com a fonte de segurança consultada pela AFP, “um caminhão carregado de explosivos impactou a entrada do hotel Northgate”.

Situado próximo da base aérea americana de Bagram, no norte de Cabul, o Northgate é um complexo fortemente protegido com muros reforçados de segurança e com torres de vigilância.

As comunicações telefônicas com o hotel ficaram interrompidas imediatamente depois do ataque.

Em mensagem postada no Twitter, os talibãs disseram que o caminhão lançado contra o hotel pertencente aos “invasores americanos” abriu caminho para que combatentes entrassem na instalação com lança-granadas e armas.

“Há uma centena de invasores americanos mortos”, tuitou o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid.

Precedida por um corte de energia, a poderosa deflagração aconteceu por volta de 1h30 local (18h, horário de Brasília). O estrondo ecoou na cidade.

Comandos afegãos isolaram as principais vias que levam ao Northgate, e forças especiais estrangeiras já estão na área afetada, como informa a emissora de televisão local Tolo.

Esse ataque acontece mais de uma semana depois que 80 pessoas morreram, e 230 ficaram feridas, em dois ataques a bomba na capital afegã, o mais letal nessa cidade em 15 anos.

O Estado Islâmico (EI) assumiu a responsabilidade pela ofensiva. O grupo extremista tem feito uma incursão gradual no Afeganistão, desafiando os talibãs em seu próprio território.

De acordo com números da ONU divulgados na semana passada, entre janeiro e junho deste ano, 1.601 civis morreram, e 3.565 ficaram feridos em combates e atentados no país.