Vice-embaixador da Coreia do Norte em Londres foge para Coreia do Sul

Coreia do Sul confirmou que recebeu diplomata e sua família.
Thae Yong Ho era responsável por promover imagem de seu país.

O vice-embaixador da Coreia do Norte em Londres desertou com sua família e buscou abrigo na Coreia do Sul. “Agora eles estão sob a proteção do governo de Seul”, disse na quarta (17) o porta-voz do Ministério sul-coreano da Unificação, Jeong Joon-hee.

Thae Yong Ho, de 55 anos, era também conselheiro da embaixada e responsável por promover uma imagem positiva da Coreia do Norte no Reino Unido, onde morava havia dez anos.

De acordo com a agência AP, Yong Ho disse ao chegar à Coreia do Sul que decidiu desertar porque estava descontente com o líder norte-coreano Kim Jong-un, desejava viver em uma democracia e se preocupava com o futuro de seus filhos.

O porta-voz do Ministério sul-coreano da Unificação, Jeong Joon-hee, fala sobre o vice-embaixador norte-coreano no Reino Unido, Thae Yong-Ho, que desertou e fugiu para a Coreia do Sul, em coletiva de imprensa na quarta (17) (Foto: Kim Hyun-tae/Yonhap via AP)

Ele é o mais alto diplomata do país a fugir para a Coreia do Sul. O mais importante diplomata norte-coreano a desertar foi o embaixador do país no Egito, em 1997, mas este buscou abrigo nos Estados Unidos.

O jornal sul-coreano “Joongang” diz que o diplomata teria desaparecido há algumas semanas, e a embaixada teria tentado localizá-lo. Ele teria seguido um plano minucioso de fuga e procurava asilo anteriormente em um terceiro país.

O porta-voz do governo sul-coreano se recusou a informar detalhes sobre a fuga do diplomata, citando possíveis implicações a um terceiro país que ele não identificou.