Rússia desenvolve bombardeiro hipersônico espacial capaz de atacar com armas nucleares

Um bombardeiro estratégico hipersônico capaz de realizar ataques nucleares a partir do espaço está sendo desenvolvido na Rússia, afirmam engenheiros russos.

Um protótipo funcional do motor para um bombardeiro aeroespacial será criado até 2020, disse na quarta-feira (13) à agência noticiosa russa RIA Novosti o professor da Academia militar da Força Estratégica de Mísseis, tenente-coronel Aleksei Solodovnikov, que desenvolveu esse motor.

Antes, o comandante da Força Estratégica de Mísseis, tenente-general Sergei Karakaev, disse que foi desenvolvido e testado o motor para um avião aeroespacial. Está planejado apresentar esse motor no fórum técnico-militar internacional Armia 2016 (Exército 2016).

Segundo os engenheiros, o avião poderá decolar a partir de aeródromos vulgares e partir para o espaço, a partir de onde será capaz de realizar ataques aéreos, inclusive com recurso a armas nucleares.

Solodovnikov afirmou que o avião terá grandes capacidades e conseguirá atingir qualquer ponto do mundo a partir do espaço.

“O projeto é assim: o motor deve ser de turbofan, ou seja, poderá funcionar na atmosfera, bem como passar para o regime de voo espacial sem ar, tudo no âmbito do mesmo motor. Neste momento, na Rússia não existem motores desses: tais que na mesma unidade propulsora se tenha dois motores ao mesmo tempo – um de avião e outro de foguete”, disse Solodovnikov.

Segundo o tenente-coronel, as empresas participantes serão selecionadas por um conselho técnico-científico marcado para o fim de agosto.