Putin e o grande vencedor do brexit, diz ex-embaixador americano

Michael McFaul, ex-embaixador norte-americano em Moscou, disse que o Brexit é vantajoso para o presidente russo Vladimir Putin; “Putin, é claro, não causou o voto a favor do Brexit, mas ele e seus objetivos na política externa vão ganhar enormemente com isso”, disse; diplomata destaca que os resultados do referendo reforçam as posições dos eurocéticos, que muitas vezes são aliados de Moscou.

Agência Sputnik Brasil – Michael McFaul, ex-embaixador norte-americano em Moscou explicou as suas palavras quando disse que o Brexit é vantajoso para o presidente russo Vladimir Putin, escreve o jornal The Washington Post.
A Europa, notou o diplomata, está a enfraquecer atualmente, enquanto a Rússia, seus aliados e organizações multilaterais estão a consolidar-se e atraem novos membros.
“Putin, é claro, não causou o voto a favor do Brexit, mas ele e seus objetivos na política externa vão ganhar enormemente com isso”, disse McFaul.
O diplomata destaca que os resultados do referendo reforçam as posições dos eurocéticos, que muitas vezes são aliados de Moscou. O Brexit também prejudica as posições dos adversários da Rússia na Ucrânia.
No dia do anúncio dos resultados do referendo (24) Vladimir Putin respondeu à acusação sobre a suposta intervenção russa e disse que a Rússia acompanhou atentamente os acontecimentos mais não influiu de forma alguma sobre esse processo, nem tentou fazê-lo.