O presidente do Parlamento libanês diz que a próxima eleição parlamentar se realizara na Primavera de 2017

Presidente do Parlamento do Líbano, Nabih Berri, reiterou a sua oposição em prorrogar o mandato dos Parlamentares por mais uma vez, acrescentando que as próximas eleições parlamentares sera realizada na primavera de 2017, mesmo se não houver acordo sobre uma nova lei eleitoral.

“Se não houver uma nova lei eleitoral ate novembro, o Ministério do Interior é obrigado a preparar a eleição parlamentar sob a lei atual”, ressalto, conforme relatado pelo jornal libanês As Safir ‘.

Berri manifestou em diversas ocasiões a sua rejeição da lei eleitoral vigente, de 1960 e apelou por um sistema eleitoral baseado na representação proporcional.

Comissões parlamentares falharam em suas tentativas de chegar a um acordo que possibilita a aprovação de uma lei proporcional, ou até em manter a lei 1960.

As divergências sobre essa lei, entre outras coisas, fez que o Parlamento estender seu mandato ate o momento, duas vezes, em 2013 e 2014. O atual mandato expira em junho de 2017.

No final de maio, o Líbano completo dois anos de vacância na presidência do país, devido as complicações nas negociações para escolher um substituto para Michel Suleiman, cujo mandato terminou em 25 de Maio de 2014.

O Parlamento, realizo quase 40 sessões para tentar eleger um presidente, embora todos foram adiada por não atingir o quorum legal, devido à falta de um acordo antes da votação.

No entanto, as eleições municipais, foram as primeiras realizadas no país desde 2010, isso fez renascer o animo em convocar uma nova eleição parlamentar.