O Facebook anunciou Quinta feira (21) o teste bem-sucedido do Aquila, avião de longa distância movido com energia solar. A aeronave funciona como um drone gigantesco e foi desenvolvida pela própria empresa de Mark Zuckerberg que possui uma área específica para a criação de novas tecnologias.
O objetivo da companhia com o avião é possibilitar que regiões afastadas do planeta possam se conectar à internet. Para isso, o Facebook planeja enviar sinal de internet para receptores no solo com um sistema de transmissão a laser com o avião.
Satisfeita com o feito, a empresa informa que o voo representa um marco no projeto e é o primeiro dos chamados “checks funcionais”. Ela disse também que ele se manteve no ar durante 96 minutos, o triplo do planejado inicialmente. O consumo do avião foi de 2 mil watts de energia no voo de altitude, quantidade considerada baixa. O consumo é equivalente a um secador de cabelo ou um microondas.
Os próximos passos agora serão fazer o Aquila voar “mais rápido, mais longe e mais alto”. A previsão é de que ele consiga atingir altitudes entre 60 e 90 mil pés.