Turquia lança ataques de artilharia contra curdos e Daesh no norte da Síria

A Turquia realiza ataques de artilharia contra posições de auto-defesa dos curdos sírios e do grupo extremista Daesh (Estado Islâmico) no norte da Síria, informou hoje o canal de TV NTV.

Os curdos foram atacados próximo à cidade de Manbij e os jihadistas do Daesh nos arredores da cidade de Dzharablus.

Hoje, mais cedo, Ancara prometeu realizar uma “limpeza completa” de suas fronteiras, após um atentado com bomba ter provocado a morte de mais de 54 pessoas em um casamento no país, neste final de semana.

“Daesh deve ser totalmente eliminado das nossas fronteiras e estamos prontos para fazer o que for preciso para isso” – declarou o Ministro das Relações Exteriores turco Mevlut Cavusoglu.

Também nesta segunda-feira, um alto comandante de rebeldes sírios apoiados por Ancara informou em caráter de anonimato que suas forças estavam se preparando para atacar posições do Daesh na cidade síria de de Jarablus, na fronteira com a Turquia. Antes dos ataques de artilharia, cerca de 10 tanques turcos foram vistos se movendo em direção ao portão fronteiriço próximo à Jarablus.

O atentado de domingo aconteceu durante uma missa em Gaziantep, uma das maiores cidades da Turquia, deixando pelo menos 54 mortos e quase 100 feridos. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que o ataque suicida foi realizado por um jovem com idade entre 12 e 14 anos, militante do Daesh.