Erdogan agradece Putin apoio após tentativa de golpe

Encontro aconteceu em São Petersburgo, na Rússia.
Essa foi a 1ª viagem ao exterior após golpe frustrado de 15 de julho.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, encontrou-se com o colega russo, Vladimir Putin, nesta terça-feira (9), em São Petersburgo, na Rússia. Esta é a primeira ao exterior do líder turco após a tentativa de golpe de Estado de 15 de julho. Erdogan, que chegou a criticar os amigos ocidentais pela falta de apoio, agradeceu a reação da Rússia após o incidente.

Putin foi um dos primeiros dirigentes estrangeiros a telefoná-lo para condenar o golpe. O líder russo também não demonstrou reações como as dos líderes europeus com a repressão que se seguiu à tentativa de golpe.

“A reação russa contrasta muito com as dos aliados ocidentais da Turquia”, estimou Jeffrey Mankoff, do Center for Strategic and International Studies (CSIS) de Washington.

As relações entre Turquia e Rússia – países que disputam uma influência nas regiões estratégica do mar Negro e Oriente Médio – nunca foram fáceis.

A reconciliação entre os dois países foi facilitada pelas desculpas pedidas por Erdogan pela destruição, em novembro, por caças turcos de um avião de combate russo perto da fronteira com a Síria.

O incidente levou a uma dura troca de acusações entre os dois países. Por isso, foi surpreendente a rapidez com a qual Moscou aceitou a mão estendida de Ancara.

Incertezas
A aliança Putin-Erdogan foi construída com base em uma amizade entre dois líderes combativos, ambos sexagenários, que restauraram a ordem de seus países após a crise econômica e mostraram pouco respeito aos direitos humanos.

Erdogan expressou com clareza seu sentimento de abandono em relação aos Estados Unidos e à União Europeia, o que abre possibilidades para as relações turco-russas.

“Embora estas relações tenham suas próprias incertezas, a deterioração das relações com as potências ocidentais pode acelerar uma aproximação”, disse um analista do European Council on Foreign Relations.

A Turquia quer reparar os danos causados pelas sanções russas aos seus setores da agricultura, da construção e do turismo.

Segundo estatísticas russas, os intercâmbios comerciais caíram 43%, a 6,1 bilhões de dólares (5,5 bilhões de euros), entre janeiro e maio do ano atual. A chegada de turistas russos caiu 93% interanual em junho.

Se o turismo for reativado, poderá voltar à mesa o projeto de gasoduto TurkStream, que deve levar 31,5 bilhões de metros cúbicos anuais à Turquia passando pelo mar Negro, e a central nuclear de Akkuyu.

Para o conselheiro de política externa de Putin, Yuri Ushkalov, o fato de Erdogan viajar à Rússia com tanta rapidez depois da tentativa de golpe mostra a importância que Ancara confere as suas relações com Moscou.

Erdogan, citado pela imprensa turca nesta segunda-feira, declarou à agência russa TASS que espera que sua visita vire “uma nova página”. Em um gesto de boa vontade, o site oficial russo de informação Sputnik, bloqueado desde abril, era novamente acessível.