EI recupera território controlado por forças apoiadas pelos EUA na Síria

Região de Manbij foi ocupada pelas Forças Democráticas Sírias no mês passado, porém combatentes do grupo extremista se infiltraram em vilas e montanhas nas proximidades

Militantes do grupo extremista Estado Islâmico (EI) repeliram forças apoiadas pelos Estados Unidos em uma ofensiva contra uma de suas principais posições no norte da Síria. Com o movimento, os jihadistas recuperaram território que haviam perdido, de acordo com ativistas sírios e com o próprio EI.

O grupo disse que seus combatentes se infiltraram em vilas e montanhas nas proximidades da cidade de Manbij, que foi ocupada no mês passado pelas Forças Democráticas Sírias, um grupo de curdos e árabes apoiados pelas Forças Especiais dos EUA.

Em um comunicado transmitido pela agência de notícias Aamaq, comandada pelo EI, o grupo disse que um combatente dirigindo um carro carregado de explosivos detonou os dispositivos entre um grupo de curdos no noroeste de Manjib.

O Observatório Sírio para Direitos Humanos também reportou a contraofensiva do EI, relatando explosões e ataques aéreos conduzidos pelos americanos, além de operações suicidas por parte dos jihadistas.