Curdos: militantes da Frente al-Nusra combatem na Síria do lado da Turquia

poiantes de vários grupos radicais estão combatendo do lado da Turquia no ataque contra a cidade síria de Jarablus controlada pelos militantes do Daesh (proibido na Rússia e em vários outros países), informou à agência RIA Novosti o chefe da representação do Curdistão sírio em Moscou Rodi Osman.

Na quarta-feira de manhã, o exército turco lançou uma operação com objetivo de liberar Jarablus dos militantes do Daesh com apoio de tanques, artilharia e aviões da coalizão internacional.

Antes a mídia turca, citando fontes militares, tinha anunciado que essa ofensiva não podia ser considerada como uma operação terrestre. Foi informado que o objetivo das forças turcas e tropas da coalizão é abrir um corredor para as forças da oposição moderada para livrar Jarablus dos terroristas.

“De manhã, 25 tanques entraram na povoação de Al-Kheselie, situada a seis quilômetros a oeste de Jarablus, a cidade foi bombardeada por tanques, artilharia e aviação… Neste ataque também participaram membros de grupos islamistas, como a Frente al-Nusra, Ahrar al-Sham, Sultan Murad, Harakat Nour al-Din al-Zenki e Jaish al-Fatah”, informou Osman.

Segundo ele, o plano do presidente turco seria “ocupar uma área no norte da Síria, onde estarão seus apoiantes radicais”.

Em março foi anunciada a criação da região federativa de Rojava e Síria do Norte. Damasco considerou essa iniciativa como ilegítima, enquanto a comunidade internacional, incluindo a Rússia e os EUA – um passo precipitado.

De acordo com o ministro de Estado para a Reconciliação Nacional da Síria, Ali Haidar, a estrutura federativa não permitirá restabelecer a unidade na Síria.