Criação de sistema antiaéreo russo-chinês: ‘resposta ideal’ contra THAAD norte-americano?

Política agressiva dos EUA obriga a Rússia e a China a criarem um sistema conjunto de defesa antiaérea.

Vladimir Evseev, especialista russo em questões militares, opina que a instalação dosistema THAAD dos EUA vai fazer com que a Rússia e a China recorram à criação de um escudo antimíssil conjunto.

A Rússia, tanto como China, reitera que se opõe à instalação do THAAD na Coreia do Sul, enquanto que os EUA o consideram necessário para responder à ‘ameaça’ da Coreia do Norte.

Quais são os perigos que o THAAD representa? Em primeiro lugar, a instalação do sistema perto das fronteiras russa e chinesa leva ao desequilíbrio do potencial nuclear. Além disso, o THAAD é capaz de localizar qualquer míssil balístico a uma distância de até 1.500 quilômetros.

“[Com o THAAD] os EUA estão procurando uma solução tática, mas perderão muita coisa em termos estratégicos porque a instalação do sistema na Coreia do Sul poderia contribuir para aproximação entre Moscou e Pequim, em particular, iria obrigá-los a criar um escudo antimíssil conjunto”, explica Evseev à Sputnik.

No momento, a China está criando algo parecido ao sistema antimíssil norte-americano Aegis, enquanto que a Rússia já possui sistemas de defesa antiaérea capazes de interceptar mísseis a uma altura de até 60 quilômetros.

Recentemente a Rússia e a China realizaram exercícios militares de simulação com uso de tecnologias digitais. De acordo com Evseev, haverá intercepção real em um dos polígonos russos.