Bolsas na Europa sobem com notícia de que Theresa May será premiê

Ações fecharam no maior patamar desde o resultado do referendo britânico.
O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subiu 1,5%.

As principais bolsas na Europa fecharam em alta nesta segunda-feira (11), após Theresa Mayvencer a corrida para suceder David Cameron como premiê do Reino Unido, reduzindo a incerteza política no país.

O índice das principais ações europeiasFTSEurofirst 300 subiu 1,5%, a 1.315 pontos. O índice pan-europeu STOXX 600 avançou 1,64%, a 332 pontos, nível mais alto de fechamento desde 23 de junho, dia do referendo britânico que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia.

O rival de May pela liderança, Andrea Leadsom, desistiu da corrida nesta segunda-feira e Cameron disse que vai renunciar na quarta-feira para entregar o cargo a May e evitar um vácuo de liderança no verão.

Analistas disseram que May é uma política experiente que vai garantir estabilidade durante as negociações da saída britânica da UE.

“Nós sabemos que ela tem experiência e é um pouco mais estratégica, então o mercado está aliviado com isso”, disse Ankit Gheedia, estrategista de ações e derivativos do BNP Paribas.

A alta nas ações de siderúrgicas também ajudou as ações europeias a subirem pela terceira sessão seguida, com o setor impulsionado por sinais de consolidação. A ThyssenKrupp, maior siderúrgica alemã, disse que está em negociações com a indiana Tata Steel sobre a consolidação das siderúrgicas europeias afetadas pelo excesso de capacidade, demanda fraca e importações baratas.

As ações da Thyssenkrupp subiram 6,4%, enquanto as da rival ArcelorMittal subiram 5,6%.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,4%, a 6.682 pontos. Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 2,12%, a 9.833 pontos. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,76%, a 4.264 pontos. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,21%, a 16.260 pontos. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,46%, a 8.305 pontos. Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 2,17%, a 4.552 pontos.