A política estadunidense carece de valores, afirma presidente sírio

O presidente sírio Bashar al Assad afirmou que as políticas dos Estados Unidos se baseiam em “tratos de negócios”, sem se importar com os valores, durante uma entrevista com a emissora desse país National Broadcasting Company (NBC).

Nesse sentido, sublinhou que os funcionários estadunidenses dizem uma coisa e ocultam suas intenções “por trás das máscaras” e se movem em uma direção diferente, e a realidade é que “não têm boas intenções para a Síria”.

Afirmou que, por exemplo, a política da Rússia “não se baseia em contratos de negócios mas em valores, e não há nenhum avanço comum” com os Estados Unidos devido à diferença de princípios.

Al Assad reiterou que Washington quer administrar os grupos terroristas e dirigi-los para derrubar o governo da Síria, e para isso o chamado “Estado Islâmico” foi criado no Iraque em 2006 durante a presença dos estadunidenses neste país.

Sobre os avanços militares no terreno, o chefe de Estado informou que o Exército Árabe Sírio tem alcançado recentemente significativos avanços e isso é o objetivo de qualquer exército ou de qualquer governo.

Se conseguirmos derrotar o Estado Islâmico isso será uma ajuda para o mundo inteiro porque estes terroristas vêm para a Síria procedentes de mais de cem países, e se não forem vencidos aqui vão voltar e atacar os locais de onde vieram, destacou.

Na entrevista, o Presidente sírio explicou também que os últimos presidentes estadunidenses carecem de experiência em política exterior, e isso é um problema para esse país e, em geral, para todo mundo.

Al Assad reiterou que o cargo de Presidente na Síria é um assunto interno, de seu povo, que decide quem ocupa ou não esse posto, entre outros temas relacionados com a situação interna desta nação.

A entrevista foi amplamente divulgada hoje em todos os meios de comunicação desta nação do Levante.